Já pensou em visitar um museu só de copos? Em Portugal isso é possível!

Localizado em Vila Nova de Gaia, em frente à cidade do Porto, Portugal, o The Art of Drinking, conhecido como o Museu dos Copos, integra o WOW, um complexo cultural e gastronômico que reúne sete museus, restaurantes, lojas e experiências ligadas ao vinho, à arte, à gastronomia e à cultura.

O local reúne mais de 2.000 peças da coleção de Adrian Bridge, CEO do WOW, mostrando como o ato de beber sempre acompanhou celebrações, rituais religiosos, momentos de poder e até batalhas. Entre os objetos em exibição, há um exemplar que data de 9000 a.C., o mais antigo do acervo. É uma das mais abrangentes coleções privadas de copos do mundo, abraçando muitos períodos da história.

Logo de cara, o visitante percebe que não está diante de um museu comum. O The Art of Drinking é organizado de forma cronológica e o tour se inicia nas primeiras civilizações passando por períodos como a Grécia Antiga, o Império Romano, a Idade de Ouro Islâmica e Veneziana, a Europa Medieval e Renascentista. A trajetória histórica continua pela Expansão Marítima, a Era Napoleônica, a Bretanha Georgiana e Victoriana, até chegar aos tempos modernos e aos dias atuais.

Embora ofereça uma imersão profunda na história mundial, a narrativa se dá por meio do ritual da bebida. Não é, portanto, surpreendente que, em uma parte da experiência, o foco esteja nas festas extravagantes greco-romanas e nas homenagens ao Deus do Vinho, Dionísio ou Baco, nas culturas grega e romana, enquanto em outra parte o destaque seja dado às ofertas simbólicas realizadas em funerais.

O espaço também reserva surpresas inusitadas. Um dos conjuntos que mais desperta curiosidade é o dos copos que brilham no escuro, feitos com pequenas doses de urânio em sua composição. O efeito fluorescente, que aparece sob luz ultravioleta, cria um brilho verde intenso que fascina os visitantes e, de acordo com os curadores, não oferece risco algum.

Os copos que brilham no escuro. Crédito: WOW

Outro destaque é a luxuosa coleção de cristal de rocha, um material raro e exuberante que atravessou impérios e épocas, da China Imperial ao Renascimento Alemão, sempre associado a poder, riqueza e sofisticação.

Cristal de rocha. Crédito: WOW

Com visitas guiadas disponíveis, o museu transforma a experiência em uma jornada envolvente, revelando histórias escondidas por trás de cada objeto.

Você sabia que…

O hábito de levantar as taças e brindar, não começou apenas como uma tradição festiva? Na Idade Média, quando o risco de envenenamento era uma ameaça, sobretudo entre a nobreza, esse costume tinha uma função prática: ao bater os copos, parte da bebida de cada um se misturava, garantindo que ninguém tivesse alterado o conteúdo. Além disso, encarar o outro nos olhos durante o brinde reforçava a confiança mútua, já que quem tivesse más intenções provavelmente não sustentaria o olhar. Assim, o que surgiu como uma medida de segurança acabou atravessando os séculos e se transformou em símbolo de confraternização.

Serviço

Funcionamento: 10:00 às 19:00

Visitas guiadas: 10h30; 12h00; 15h00 e 16h30, em português e inglês

Localização: Rua do Choupelo, 39 4400-088, Vila Nova de Gaia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba novidades das próximas viagens!

Acompanhe nosso Podcast

Com episódios semanais, postados toda terça feira, o Podviagem traz convidados que são referências em suas áreas de atuação, inspirando pessoas a se aventurarem em suas próprias jornadas, rompendo fronteiras e explorando novos destinos.

Cadastre-se e baixe nosso E-book!

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.