Os Lençóis Maranhenses são um paraíso natural que merece ser visitado e revisitado em qualquer época do ano. Os principais lugares nos quais a maioria dos turistas decide se hospedar para desbravar o destino são as cidades de Santo Amaro do Maranhão (MA), Barreirinhas (MA) e a vila de Atins, que fica na zona rural de Barreirinhas. O vilarejo é a base preferida de muitos visitantes por conta de seus atributos singulares.
De lancha, Atins fica a cerca de uma hora de distância da Avenida Beira Rio, no centro da cidade. Mas também é possível chegar ao local em veículo 4×4, em viagem um pouco mais longa e menos confortável, pois o carro pode balançar bastante durante o trajeto. Quem fica no vilarejo garante que, apesar do aumento no tempo de deslocamento até o destino final, o esforço vale a pena. Confira algumas razões.
Exclusividade — O acesso mais restrito e a menor quantidade de turistas tornam a experiência na vila muito mais exclusiva. Esse é também um dos motivos que fazem o destino ser bastante frequentado por famosos em busca de sossego. As lagoas e dunas acessadas a partir do local também são menos exploradas e proporcionam experiências de contemplação que dificilmente são encontradas em áreas com turismo mais massivo.
Alto padrão — O lugar tem uma cena gastronômica e hoteleira sofisticada, mas sem perder a essência rústica. É um destino que oferece hotéis boutique e experiências de alto nível, ao mesmo tempo em que preserva a atmosfera de simplicidade da vila.
Alguns exemplos são o hotel Vila Aty, que fica a 350 metros da praia e a apenas 2,5 km de distância do início das dunas e lagoas do parque nacional, o restaurante de alta gastronomia Okarú, com cozinha contemporânea e regional, e a agência Gaivota Tur, que oferta diversas atividades privativas na região.
Rio, mar e Lençóis — Na região, somente em Atins há o encontro do rio com o mar, uma combinação que cria cenários únicos e amplia o leque de atividades. Além de passeios dentro do parque, existe ainda a opção de embarcar em uma aventura pelo rio Preguiças ou curtir a praia da vila, seja para passar o dia em um dos bares da orla ou praticar kitesurf, por exemplo.
Imersão na natureza e cultura local — Atins é uma vila rústica e parte dela fica inserida em área de preservação ambiental, o que permite maior contato com a natureza e o modo de vida local em comparação com as demais bases. Nela, o turista experimenta a sensação de estar nos Lençóis Maranhenses mesmo que não contrate passeios que entram no parque.