A greve dos controladores de voo, que estava prevista para começar nesta quarta-feira (24) em aeroportos de todo o Brasil, foi suspensa após acordo firmado em Brasília. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre representantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) e a NAV Brasil, estatal responsável pela navegação aérea no país, mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O encontro resultou em compromissos da NAV Brasil, incluindo a revisão e implantação do Plano de Cargos e Salários no prazo de 12 meses e a aplicação imediata de um reajuste de 9% no plano de saúde dos trabalhadores.
Na segunda-feira (22), em assembleia, a categoria havia sinalizado para a suspensão da paralisação. De acordo com o presidente do sindicato, Rogério Varela, a decisão abre espaço para uma nova fase de negociação. “Com a suspensão, serão tratadas as condições para implantação do plano de carreira, agora com a intermediação do TST”, explicou.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o SNTPV destacou que a suspensão da greve não significa desistência da mobilização. “A suspensão da paralisação significa uma mudança de estratégia, e não uma rendição. Continuaremos com total força e determinação as negociações com a NAV Brasil, pressionando pela pauta de reivindicações, que é legítima e necessária para toda a categoria”, informou a entidade.
A paralisação tinha potencial de afetar voos em todo o território nacional, com impactos diretos sobre milhões de passageiros. Com o novo acordo, o funcionamento dos aeroportos está garantido, mas as negociações seguem em andamento.
Fonte: Agência Brasil